domingo, 31 de maio de 2009

Documento final da Conferência Micro-Regional de Educação

Olá companheiros.

Infelizmente não consegui o documento final de nossa Conferência Micro-Regional de Educação. Mas por pedidos vou postar aqui as modificações por parágrafo dos Eixos Temáticos I e VI, que devem ser acompanhados com o documento referência. Boa leitura:

Eixo Temático I – O papel do Estado na Garantia do direito à Educação Pública de Qualidade.

Modificações por parágrafo aprovadas em plenária


Parágrafo 14 – acrescentar ao final: “desigualdade e exclusão social”.

Parágrafo 15 – acrescentar ao final: “Mesmo aqueles que tiveram acesso à educação básica não reúnem as competências necessárias para a formação almejada, resultando num alto índice de analfabetos funcionais.

Parágrafo 23 – acrescentar depois de Constituição Federal “(...) atualmente não respeitado, (...)”

Parágrafo 24 – acrescentar ao final: “garantindo sua unidade, e não a sua uniformidade.”

Parágrafo 25 – Acrescentar: “Além disso acreditamos na necessidade de um regime de colaboração entre os diversos órgãos públicos,como a saúde, educação e serviço social de forma institucionalizada como política pública, em prol da educação.”

Parágrafo 26 – Substituir “formar para o trabalho” por “formar para o pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Parágrafo 34 (a) - Modificar: “Ampliar e acompanhar o atendimento dos programas de renda mínima associados à educação, a fim de garantir o acesso, permanência e rendimento escolar a toda a população.”

Parágrafo 34 (e) - Levar para o debate a questão “o que é autonomia financeira.”

Paragrafo 47 - Acrescentar: “Para isso vemos a necessidade de políticas publicas que ofereçam uma formação continuada à todos os profissionais da educação, para que os mesmos estejam preparados para a inclusão e democratização da educação.”

Parágrafo 54 (e) - Acrescentar: “com a devida regulamentação.

Parágrafo 54 (L) - Acrescentar: “, com atendimento especializado e formação para todos os profissionais envolvidos com a educação, provendo com materiais específicos.

Parágrafo 54 (aa) - Acrescentar : “Uma educação voltada para o estudo, prática e preservação do meio ambiente, garantido como disciplina dentro da base nacional comum.

Parágrafo 54 (ab) - Acrescentar; “Enquanto políticas públicas a garantia de participação efetiva da família e da comunidade dentro da escola.

Parágrafo 54 (ac) - Acrescentar como ponto final : “Finalmente uma educação empreendedora voltada para a formação do indivíduo preparado para atuar de forma integral enquanto agentes transformadores de sua realidade social, seja através do mundo do trabalho, seja por ações sócio-políticas conscientes e participativas da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário