Mas como toda iniciativa, é um trabalho difícil. Estimular um debate coordenado sobre a educação tem sido um processo bastante complicado em nossa região.
Há dois meses iniciamos este trabalho via internet, mas a maioria das pessoas que entraram em contrato com a gente são outras regiões do país. É muito bom essa participação mas não alcançamos o objetivo de levar este debate as pessoas de Caxambu e cidades vizinhas.
Por isso estamos pensando muito em mudar nossa tática.
Inspirado pelo modelo de formação educacional do departamento de educação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e pelos núcleos de debate de Paulo Freire, propus aos meus colegas a criação do "Coletivo Pedagógico". Mas o que seria isso?
Seria uma espécie de núcleo de professores, onde debateriamos a educação brasileira através de vários eixos temáticos que, ao final, as ideáis e propostas seriam esquematizados em um documento como um ponta-a-pé iniciar de um debate maior. O nome pedagógico daria uma abrangência maior entre os demais profissionais da educação e estudantes da área ou não.
Como sugestão, apresento quatro eixos temáticos. São eles:
Eixo Temático 1:
Educação e Luta de Classes: O papel da educação na sociedade capitalista.
Eixo Temático 2:
De Anísio Teixeira à Fernando Haddad: A educação brasileira no século XX.
Eixo Temático 3:
A Era Digital: A educação e a informática no século XXI.
Eixo Temático 4:
Sindicalismo de professores: A luta pela qualidade e pela valorização do profissional da educação.
Quem tiver sugestões, ou quem se interessar, entre em contato comigo. Temos que construir este debate em conjunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário