domingo, 15 de março de 2009

Onde está o meu queijo?


Gostaria de aproveitar para fazer uma reclamação. Cadê o nosso piso salarial nacional? Até agora não o vi, e você?
É triste saber que a Lei Federal que cria o Piso Salarial de R$ 950,00 não saiu do papel, graças aos nossos governantes. Só para ter idéia vários governadores entraram na justiça (entre eles nosso excelentíssimo governador Aécio Neves) contra a implementação da Lei. Muitos prefeitos também seguiram a boiada. Não podemos esquecer que esta lei além do aumento salarial para professores “até” 40 horas/aulas semanais, prevê o uso de 1/3 do cargo para atividades profissionais extra-classe, isto é, de caráter pedagógico (preparação de aulas, reuniões, etc.).
Isso é valorização da Educação senhor Aécio Neves?
Parece que estamos naquele comercial dos celulares Oi, o mundo dos absurdos. É um absurdo um governo entrar na justiça contra os professores. É um absurdo um governo falar em investimentos na educação quando um professor ganha R$ 500,00 de salário base e um funcionário de escola ganhar menos que um salário mínimo. E olha que já tenho um Oi!!!
Infelizmente aqui em Minas Gerais não temos um sindicato atuante. O SindUte se burocratizou e não tem mais insenção na classe. Não consegue mobilizar os professores e está distante deles. Sinto falta da época que militava junto com os companheiros da Apeoesp de São Paulo. Sub-sedes em quase todas as cidades, atuação constante, mobilização permanente, greves reais e conquistas de verdade. Isso ainda não vi aqui em Minas.
Pior estão os professores municipais. A grande maioria ganha menos que os professores do estado, não tem sindicatos (normalmente era para ser o sindicato de servidores de cada cidade) e estão sob regime de censura e perseguição.
O mundo dos absurdos. E olha que tenho um Oi!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário