domingo, 22 de março de 2009

BEM AMIGOS!!!!!


Falta exatamente uma semana para o início da Temporada 2009 do Campeonato Mundial de Fórmula 1. Eu como um fã fervoroso deste esporte (na verdade, um esporte burguês, uma vitrine do sistema capitalista decadente) estou contando os minutos para a madrugada de sexta (quando haverá os treinos na TV).

Este ano a Fórmula 1 promete. Em 2009 veio o maior pacote de mudanças nos últimos 26 anos. A última que lembro que provocou tantas mudanças nos carros foi em 1983, quando a FIA proibiu o efeito-solo na categoria, e os carros que surgiram vieram completamente diferentes do ano anterior. É só lembrar da Brabham de Nelson Piquet e a Williams de Keke Rosberg. (Putz, seus filhos estão na Fórmula 1 atual!!)
Essas mudanças talvez provoquem um verdadeiro cavalo de pau na categoria. A McLaren está mal, tanto que Norbert Haug, dirigente da Mercedes no time, já falou que seus carros ficaram no fim do grid em Melbourne. Já a Brawn acredita que poderá até disputar o título desse ano (o que acho bem improvável).
Bom, o que importa é que vem surpresas por aí. Acredito que o Rubinho possa fazer um ano razoável, talvez o último de sua carreira. Felipe vai precisar suar para se estabelecer como primeiro piloto na Ferrari, algo que mesmo sendo vice ano passado ainda não está definido. Já Nelsinho Piquet, aquele que a dois anos acreditava pra caramba, precisa provar o nome que carrega.
Sobre a regra de pontuação, ainda bem que o senhor Mosley e o senhor Ecclestone voltaram atrás diante da enorme resistência por parte das equipes. Idéia idiota de dar o campeonato para o piloto que vencer mais provas no ano, mesmo com menos ponto. Foi uma vitória das equipe e do bom senso, mas acredito que o sistema de pontuação deva mudar.
Gosto da idéia dos descartes, usados pela última vez em 1988 quando Ayrton Senna foi campeão pela primeira vez. Aliás ele só foi campeão graças a essa regra, pois Alain Prost teve mais pontos somados. Os descartes não só valorizam as vitórias, como também os segundos e terceiros lugares. Mas não concordo com a elevação dos pontos. Fica parecendo a aberração da Nascar americana. Dez pontos deve continuar a pontuação máxima.


Para terminar, para quem gosta de raridades dos anos 80, achei no blog do Flávio Gomes algumas fotos muito interessantes. São de Jacarepaguá, provavelmente 1980 ou 1981. São de uma época que modelos de biquinis minusculos podiam posar para fotos encostadas nos carros sem serem atacadas pelos seguranças de Bernie Ecclestone (se fosse o Max Mosley, ele mesmo atacaria). Quem quiser ver as fotos, visite meu orkut.


Bom, comecem a preparar o torresmo e a cerveja que o circo da Fórmula 1 já está chegando!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário