Ah, me lembrei de uma coisa importantíssima. A Assembléia Legislativa de Minas Gerais abriu para debate público o projeto de Lei sobre o PDEEMG (Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais). Não é sempre que o poder público faz isso, então vamos aproveitar.
Em várias cidades de Minas estão ocorrendo encontros entre educadores para se discutir o PDE. Infelizmente em Caxambu e região não se abriu este diálogo. Outra infelicidade que constato é que muitas escolas e prefeituras estão encarando o PDE como algo burocrático, um calhamaço que será perdido em alguma gaveta. Conversas que ouço como “rápido, temos que escrever logo isso” ou “neste final de semana escreverei este troço” me faz concluir isso.
Gente! O PDE é um projeto sério. Ele deve ser construído a partir de um longo debate entre os professores, profissionais da educação e comunidade acerca dos futuros objetivos da escola. Não pode em hipótese nenhuma ser apenas um papel digitado pela direção da escola, pelo coordenador ou pelo secretário de educação. Ele deve ser um projeto vivo nascido da participação de todos. Então vamos prestar mais atenção nisso.
Em várias cidades de Minas estão ocorrendo encontros entre educadores para se discutir o PDE. Infelizmente em Caxambu e região não se abriu este diálogo. Outra infelicidade que constato é que muitas escolas e prefeituras estão encarando o PDE como algo burocrático, um calhamaço que será perdido em alguma gaveta. Conversas que ouço como “rápido, temos que escrever logo isso” ou “neste final de semana escreverei este troço” me faz concluir isso.
Gente! O PDE é um projeto sério. Ele deve ser construído a partir de um longo debate entre os professores, profissionais da educação e comunidade acerca dos futuros objetivos da escola. Não pode em hipótese nenhuma ser apenas um papel digitado pela direção da escola, pelo coordenador ou pelo secretário de educação. Ele deve ser um projeto vivo nascido da participação de todos. Então vamos prestar mais atenção nisso.
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