sábado, 25 de abril de 2009

V Simpósio Internacional de Letras

Terminou hoje o 5º SINAL (V Simpósio Internacional de Letras – Fronteiras do Contemporâneo) realizado aqui na cidade de Caxambu desde o dia 22 deste mês. Este simpósio, organizado pelo departamento de pós-graduação (mestrado) de Letras da Universidade Vale do Rio Verde, contou com a participação de diversos profissionais da área, estudantes pós-graduandos, professores e pesquisadores de diversas partes do mundo.

Apesar de não estar ligado diretamente à área, a secretária municipal de educação Maria do Carmo (minha colega de trabalho) me convidou e me ofereceu a inscrição. Ela já conhece minha sede por estar em meio a atividades acadêmicas (oh saudade da universidade!) e também minha luta pelo mestrado. Este convide caiu do céu.

O 5º SINAL foi pautado pela discussão de novas linguagens em espaços virtuais, como a internet e suas variáveis. Um debate pertinente, pois as transformações nos meios de comunicação e o mundo midiático trouxeram tantas novidades que normalmente não conseguimos absorver totalmente.

Tive a oportunidade de participar do mini-curso Espaço Cultural/espaço virtual – Escritas tecnológicas: Notícia na web, ministrado pela professora Ana Elisa Ribeiro (CEFET/MG). Pudemos debater bastante sobre as novas linguagens de comunicação na web e fizemos várias inserções interessantes sobre a blogosfera. É interessante observar os caminhos no qual estamos seguindo e também as novas possibilidades abertas nesta nova trilha de comunicação. Vejo perspectivas no sentido da educação. Veremos mais a frente.

Mas gostaria de fazer algumas observações um pouco incomodas. Na sexta-feira acompanhei algumas apresentações dos trabalhos de mestrado de alguns alunos. Não sei se estava mal acostumado por participações nos Congressos da ANPED e da ANPOCS, mas achei muitas destas apresentações um pouco fracas. E não eram trabalhos de alunos de universidades particulares, mas de universidades públicas de destaque e bolsistas da CAPES e da FAPEMIG. Era pura leitura, gracejos, falta de bibliografia e temas limitados eram comuns nas apresentações. Espero que estas constatações estejam erradas, mas também destaco a juventude de muitos dos mestrandos. O tempo dará experiência e seus trabalhos com certeza serão melhorados. Valeu a intenção.

Bom, vou me despedindo agora e se acordar amanhã estarei por aqui mesmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário