terça-feira, 21 de abril de 2009

Ok, vocês venceram!

Eu não ia escrever sobre ele, mas recebi muitos comentários pedindo que escrevesse umas palavrinhas. Então vai...


21 de Abril, feriado instituido no Brasil após a proclamação da República para representar a idéia heróica do novo regime político. Hoje temos a imagem de Tiradentes estampada em diversos livros e seu "nome fantasia" esta em praças e ruas do Brasil. Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, um herói?

Antes de tudo,é bom analisar quem foi Tiradentes e o que foi a Inconfidência Mineira.

Na verdade Tiradentes nunca foi o líder da tentativa de revolta colonial em Minas Gerais em 1789. Na verdade estava a mercê de figuras conhecidas da elite colonial mineira, como Tomás Antonio Gonzaga, Cláudio Manoel da Costa, Alvarenga Peixoto, entre outros, que apenas desejavam romper com Portugal e criar sua própria corte no Brasil. O único ponto de Tiradentes levado em conta por esses lideres é o fato dele ter contato com o povo e de ser militar.

Tiradentes era alferes (antiga patente abaixo de tenente) da guarda de Minas. Antes, havia tentado ser fazendeiro, tropeiro,comerciante, mineiro (explorador de minas), engenheiro, dentista, entre outras coisas de biscateiro. Em outras palavras, ele havia tentado ser um monte de coisas e fracassou.

A Inconfidência Mineira fracassou devido a própria discordância entre os lideres, que estavam divididos entre o futuro do novo regime, o caráter da revolta, a estratégia de luta e sobre a escravidão. Não houve apoio popular pois o povo não se identificava com a conjuração, que fora tramada nos casarões de seus senhores.

Apesar de elitista e ufanista, a história da Inconfidência Mineira é interessante se analisada dentro do contexto das Revoluçôes Burguesas ocorridas entre o século XVIII e o século XIX. Para alguns historiadores, a elite colonial representava uma nova classe social nascente (burguesia) que desejava se livrar das garras do absolutismo português. O que estes mesmos historiadores esquecem é que essa elite nunca representou o ideal burguês e nem apresentou suas características básicas. Mas seria bom se aprofundarmos este debate.

Mas para quem se interessou por esse momento da História do Brasil, minha sugestão é estudar sobre a Conjuração Baiana, ocorrida em 1799. Inspirada pela Revolução Francesa, os conjuradores baianos também desejavam a ruptura com Portugal, mas desejavam a construção de uma nova ordem política e social, com mais justiça e igualdade social, inclusive defendendo claramente o fim da escravidão e os ideais jacobinos. Por isso contou com amplo apoio popular, apesar de também fracassar.

Para quem se interessou, bons estudos!


(PS: Tiradentes não tinha barba, nem na época em que foi enforcado. Criaram essa imagem um século depois com o intuito de identificá-lo com a imagem de Jesus Cristo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário