É amigos, o passado condena. Hoje começarei a publicar alguns artigos meus escritos na época da faculdade e também da época de militância.
Este primeiro texto é sobre o trabalho do professor de História e Geografia em sala de aula. Boa leitura.
Este primeiro texto é sobre o trabalho do professor de História e Geografia em sala de aula. Boa leitura.
De acordo com Celso Antunes, os professores de História e geografia devem trabalhar de forma clara e objetiva os conteúdos desta disciplina, a partir de habilidades que o próprio aluno já oferece. Compreende-se que o papel do professor atualmente é transmitir a matéria de forma diferenciada, fazendo com que os conteúdos dados sejam aplicados e refletidos pelo aluno. Suas aulas necessitam sempre de uma teoria pedagógica, para que as realizações destas reflexões tenham sempre uma fundamentação teórica, fazendo com que o conteúdo não fique vago, sendo mais completo para valorizar a aula.
Os objetivos do ensino de história e geografia devem se basear no que os Parâmetros Curriculares Nacionais vêm propor, ou seja, a partir dos conteúdos aplicados; deve-se trabalhar com o aluno a sua própria realidade fazendo com que o mesmo tenha a capacidade de refletir. Para que aconteça este diálogo faz-se necessário que o professor estimule o aluno, trabalhando e valorizando a realidade do mesmo através de conhecimentos prévios do próprio educando. O professor deve então proporcionar situações para que o aluno desenvolva seu saber. Toda a didática possível deve ser utilizada em sala de aula, sendo de suma importância para o desenvolvimento de aprendizagem do aluno, de forma que o mesmo deve ter em sala de aula todas as maneiras possíveis para se aprender e compreender melhor não só os conteúdos de história e geografia, mas sim outras disciplinas.O estímulo da criatividade, a exploração de tempos e lugares, a presença da interdisciplinaridade e entre outros, são contribuições de alguns pensadores como: Piaget, Ausubel, Freinet, Gardner e Perrenoud.
Estes pensadores contribuíram para as situações que podem ser trabalhadas em sala de aula para uma melhor aprendizagem do aluno, de forma a estimulá-lo para o próprio aprender.
As inteligências múltiplas, a inteligência verbal, a inteligência lógico-matemática, a inteligência espacial, a inteligência sonora ou musical, a inteligência cinestético-corporal, a inteligência naturalista, inteligências naturalistas e as inteligências pessoais, todas estas inteligências estão ligadas ao paradigma completo e imutável, fazendo com que a pessoa tenha capacidade de se alcançar uma compreensão. Esta foi a contribuição de Gardener.
Há também as contribuições de Ausubel para uma aprendizagem significativa a partir da utilização de associações e contextualizações, de forma que o aluno aprenda a partir de situações que o mesmo pode comparar e associar de acordo com seus conhecimentos prévios, podendo então conhecer fazer, viver e essencialmente ser.
As inteligências múltiplas, a inteligência verbal, a inteligência lógico-matemática, a inteligência espacial, a inteligência sonora ou musical, a inteligência cinestético-corporal, a inteligência naturalista, inteligências naturalistas e as inteligências pessoais, todas estas inteligências estão ligadas ao paradigma completo e imutável, fazendo com que a pessoa tenha capacidade de se alcançar uma compreensão. Esta foi a contribuição de Gardener.
Há também as contribuições de Ausubel para uma aprendizagem significativa a partir da utilização de associações e contextualizações, de forma que o aluno aprenda a partir de situações que o mesmo pode comparar e associar de acordo com seus conhecimentos prévios, podendo então conhecer fazer, viver e essencialmente ser.
O professor deve se utilizar também do desenvolvimento de habilidades em sala de aula, o diz Perrenoud, desta forma o educando tem a habilidade em ler e compreender, descobrindo então a linguagem tanto de geografia e história, como uma outra disciplina. O professor deve, portanto propor todas as situações possíveis para que o aluno desenvolva esta criticidade e análise para a construção do conhecimento. Os temas transversais devem ser propostos em sala de aula e trabalhados com o aluno a fim de resgatar valores e entre outros. Os jogos operatórios em sala de aula devem ser utilizados de forma a desenvolver a aprendizagem do aluno a partir de um estimulo a mais, fazendo com que o aluno se interesse pela matéria e compreenda os conteúdos com maior facilidade. Desta forma o educando te, situações que contribuem para o seu melhor desenvolvimento em sala de aula, tendo então uma aprendizagem de qualidade.
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