domingo, 26 de abril de 2009

MST versus mídia

No último dia 18 de abril ocorreu mais um conflito entre militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e seguranças de uma fazenda do grupo Banco Opportunity, de Daniel Dantas, localizado no sul do Pará. Como em tantos conflitos existentes no campo, a mídia brasileira ainda insiste em estar ao lado dos latifundiários e criminalizando os movimentos sociais.

Este conflito teve destaque na mídia pois foi gravado por uma equipe de TV da Globo local, devidamente convidada pelos administradores da fazenda e conduzidos até ela por um avião do grupo empresarial. Existe sérias suspeitas de que a presença desta equipe foi intencional e induzida.

As manchetes transmitidas pelas principais mídias brasileiras davam a informação que ocorreu um tiroteio entre seguranças da fazenda e integrantes do MST, resultando em nove feridos. Segundo suas informações, os sem-terra teriam atacado os seguranças e feito refém os jornalistas.

Mas isso ocorreu de verdade? Vejamos as próprias imagens. Somente se vê os seguranças atirando com carabinas, escopetas e revolveres contra os sem-terra. Em nenhum momento se observou os mesmos atacando, somente fugindo. Depois, entre os feridos, havia somente um segurança. Oito militantes do MST jaziam no chão, feridos, inclusive um em estado grave com quatro tiros, no estômago, pulmão, intestino e tem uma bala alojada no coração.

Jornalistas reféns? Em nenhum momento. Os mesmos chegaram de avião na fazenda, que tem uma pista interna, e fora embora pelo mesmo meio. Então como foram reféns? Horas antes foram os seguranças da fazenda que mantiveram refém um sem-terra, o trabalhador rural Djalme Ferreira Silva, que foi obrigado a deitar no chão, enquanto os outros conseguiram fugir. O Sem Terra foi preso, humilhado e espancado pelos seguranças da fazenda de Daniel Dantas. Essa ação que acabou desencadeando o conflito

Outra coisa interessante. Foram os próprios militantes do MST que chamaram a polícia, diante de um novo massacre.

Agora, por que a mídia distorceu tanto as informações? Fácil, basta entender os interesses por detrás do controle das opiniões. Para isso,gostaria de terminar reproduzindo uma espécie de explicação postado no site abaixo referido, para entender um pouco disso tudo:

"Vamos então aos fatos. Os jornalistas foram plantados pelos fazendeiros no local que ocorreria o conflito. Viajaram à custa do grupo que controla a fazenda e, com o circo armado, registraram as imagens do ataque dos jagunços como se fosse realmente um conflito armado e não um ataque contra o MST. Como se não bastasse, ainda se passam por vítimas. A reportagem, desde seus preparativos à edição final, mostra uma intenção bem clara: criminalizar os sem-terras. O fato de Dantas ser um dos proprietários da fazenda confere um simbolismo ainda maior ao episódio. (www.pstu.org.br)

Um comentário:

  1. Isso prova mais uma vez que a imparcialidade não existe no jornalismo. Os Movimento so pede terra e o q dão a eles é guerra!
    E o q da vergonha é q a impresa deveria estar com a verdade!

    ResponderExcluir