sexta-feira, 10 de abril de 2009

Dica de Leitura



Acabo de reler o envolvente livro “História da Riqueza do Homem” de Leo Huberman. Já o havia lido na faculdade e relido em 2006. Mas confesso que nesta nova conjuntura de crise do capitalismo, é interessante repassar os olhos no trabalho deste jornalista.
Escrito em 1936, este livro busca fazer uma análise da história econômica nos últimos mil anos, desde a Idade Média e seu feudalismo até a econômica socialista da União Soviética. O interessante desta obra é o fato de Huberman buscar fazer esta análise a partir a ótica marxista. Aliás, muito bem feita.
Apesar da profunda reflexão sobre o surgimento e o desenvolvimento do capitalismo nestes últimos séculos, os capítulos “O Elo mais Fraco” e “Desistirão Eles do Açúcar” são meus preferidos. O primeiro apresenta uma análise sobre os motivos que levaram o capitalismo a primeira grande crise de sua história: a Crise de 29. É interessante notar as semelhanças existentes entre esta crise e a atual em que vivemos, são só no caráter econômico, mas também nos desafios apresentados à classe trabalhadora.
Já o outro capitulo nos apresenta a reação burguesa a crise capitalista, que acabaria levando o mundo à conhecer o fascismo e a Segunda Guerra Mundial. Suas palavras podem nos dar uma lição do que pode ocorrer daqui para frente.
Por isso a leitura desta obra torna-se importante e indico a todos vocês “História da Riqueza do Homem” de Leo Huberman

Nenhum comentário:

Postar um comentário