quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

FERIADO EM BOCAINA

Olá Camaradas!!

Estou de volta do feriado de carnaval passado na cidade de Bocaina de Minas. Meus pais tem uma casa lá para fugirem do calor do Vale do Paraíba. E este ano a família inteira resolveu se encontrar para passar o carnaval juntos.

Bocaina de Minas é uma cidadezinha na Zona da Mata, na divisa com o estado do Rio de Janeiro (Rezende). Tem mais ou menos 5 mil habitantes, incluindo os distritos de Santo Antonio e Mirantão e a zona rural. O grande atrativo do município é o clima frio, que em época de calor extremo no país é ideal para se refrescar. Além disso, há opções de passeio, como trilhas, cachoeiras e casas de parentes para tomar um café ou um almoço grátis.

Passamos quatro dias a base de churrascos, passeios, mergulhos na piscina e na cachoeira, além do carnaval de rua que acontecia a noite na cidade. Deu para se queimar, engordar e cansar bastante.

Um dos momentos legais do feriado foi uma visita ao vilarejo de Augusto Pestana, onde há uma antiga estação de trem. Tanto o vilarejo quanto a estação (pertencentes ao município de Liberdade) estão abandonados, esquecidos. No local moram no máximo 10 famílias que ocupam as poucas casas existentes lá.

Minha mãe teve várias lembranças de sua juventude. Dizia que o vilarejo era movimentado e a estação de trem muito utilizada. A linha que liga Lavras a Barra Mansa tinha transporte de passageiros e era o canal de ligação da pequena região (Liberdade e Bocaina ficam a mais ou menos 15 km) com o mundo exterior. Em breve escreverei um artigo sobre este assunto.

Bom gente, hoje ficarei por aqui. Uma boa volta ao trabalho à todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário