quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CITAÇÕES PARA CLAREAR O OBSCURO - II

Olá Camaradas!

Aproveitando do assunto previamente publicado, gostaria de iniciar o debate sobre alguns aspectos nefastos da política nacional, que ainda sobrevivem tanto nas capitais, mas principalmente no interior. O principal deles é o fenômeno do clientelismo.

Para isso gostaria de colocar algumas outras citações de diversos autores sobre este tema. Começaremos hoje com o historiador Mário Schmidt:

“O poder do coronel e o voto de cabresto não eram resultados apenas da violência (...). A coisa geralmente era (e é) mais sutil. Quando vinham as eleições, os coronéis distribuíam presentes para os eleitores: enxada, sapatos, doces, emprego na prefeitura (ou em suas terras), reforma da capela, festa da cidade. Em troca, os caboclos votavam no candidato indicado pelo coronel. Essa barganha de favores (presente X voto) é chamada de clientelismo.”

SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica. 2005 pág. 490

Observação: Lembramos que o termo coronel hoje em dia não é usado apenas para o fazendeiro dominante em uma região, mas também pode ser uma figura política que usa de seu poder econômico e de sua influência para obter o poder político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário