terça-feira, 13 de abril de 2010

Nota pública da comissão pró-subsede do Sind-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais) de Caxambu e região

Como todos já devem saber, os professores e trabalhadores em educação das cidades da região do Circuito das Águas e demais outras estão em plena campanha salarial, lutando pela valorização de nossa categoria (através da luta pelo cumprimento da lei 11.738/08, do Piso Salarial Nacional, de R$ 1312,85 para cargos de 24 horas).

No último dia 8 de abril, em assembléia estadual realizada em Belo Horizonte, a categoria votou o inicio da greve por tempo indeterminado. Nós, da região do Circuito das Águas, também realizamos uma Assembléia Regional, no qual a plenária votou pela Operação Tartaruga, como forma de construirmos a greve que poderá ser iniciada dia 15 por aqui.

Muitas escolas da região estão aderindo ao movimento. Debates entre os profissionais da educação ocorrem a todo momento. Reuniões pipocam em várias cidades. A campanha está viva e em movimento. A mobilização da categoria está na ordem do dia.

Nesta semana, como já foi dito, estão ocorrendo várias reuniões por escolas e por cidades. Na segunda-feira (12) os professores do turno da tarde da Escola Ruth Martins se reuniram e decidiram a continuidade da operação até o dia da Assembléia Regional (15). No mesmo dia mais de 50 professores das escolas de São Lourenço se reuniram no auditório da E.E. Mario Junqueira Ferraz e votaram a continuidade do movimento, a fim de construírem a greve. Já na terça-feira (13) professores da E.E. Felizarda Russano (Pouso Alto) e demais das cidades próximas se reuniram e estão encaminhando a sua mobilização. Ainda hoje ocorrerá mais uma reunião, desta vez em Carmo de Minas, que aliás, já estão em greve (isto é, com suas atividades paralisadas). Demais escolas de Cruzília, Soledade e Baependi estarão se reunindo ainda.

É o momento da luta, e a cada dia a mobilização está ficando cada vez mais forte. Mas é também nestes momentos que se inicia a contra-ofensiva por parte do Estado, representado na região pela figura da Superintendência Regional de Ensino. Nós da comissão já recebemos informes de que a SRE local está tentando desarticular o movimento dos trabalhadores através de coerção, desmotivação, desmobilização através de falsas premissas e até mesmo ameaçando os participantes do movimento com faltas, descontos e até ocorrências.

Nós professores e trabalhadores em educação, em nenhum momento podemos aceitar esta afronta por parte da SRE. Não podemos abaixar a cabeça diante de tais colocações e devemos seguir em frente com o nosso trabalho de construção deste movimento maravilhoso. Não somos cordeiros para sermos tratados deste jeito. É o momento de juntarmos cada vez mais as forças e juntos conquistarmos o nosso direito a dignidade profissional e humana.

E além do mais, todos os trabalhadores brasileiros têm o direito à greve, previsto pela Constituição Federal de 1988 (artigo 9º e também pela lei nº 7.783/89). Nenhuma pessoa pode ser punida ao exercer seu direito. Se algo do tipo acontecer, a justiça dos trabalhadores terá que prevalecer. Qualquer um que sofra ameaças ou retaliações, entrem em contato conosco.

Para fortalecermos esta nossa ação conjunta, pedidos, ou melhor, convocamos todos os trabalhadores em educação da rede estadual a estar presente na Assembléia Regional do dia 15 de abril, às 16h30, no salão da E.E. Ruth Martins de Almeida (Caxambu), para estarmos debatendo e votando os rumos de nosso movimento. É importante a participação de todos porque a Assembléia é soberana e vai definir a nossa linha de atuação em toda a região.

Venha você também para a luta! UNIDOS, SOMOS MUITO MAIS FORTES!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário