sexta-feira, 2 de abril de 2010

Álbum sobre rodas

Olá Camaradas!

Hoje mandei a minha participação para o programa Limite, da ESPN Brasil, no quadro Álbum sobre Rodas. A aparição é de poucos minutos, mas o textinho e as fotos estarão lá. Dêem uma olhada o texto mandado a pouco:

Olá, meu nome é Cássio Diniz, sou professor aqui em Caxambu/MG e sempre acompanho o Limite pela TV e pela net.

A História de que quero falar é de um pequenino carro chamado Lepo P2, da Suzuki. Meu pai adquiriu um quando morávamos no Japão. É um carro no tamanho do inglês MiniCooper, com um pequeno motor de 860cc e que fazia em torno de 25 km por litro de gasolina. Ao contrário dos 90% dos carros no Japão, o Lepo P2 era câmbio manual. O único luxo: ar condicionado com ar frio e quente. Luxo maior ainda: um toca-fitas jurássico onde meu pai tocava sempre a mesma fita (Mastruz com Leite).

Como trabalhávamos como dekasseguis (isto é, muito) a única diversão nossa era pegar o pequeno carrinho e passear pelas estradas próximas de Hamamatsu nos domingos. Me lembro que com apenas 1.000 ienes (equivalente a 8 dólares) enchiamos o tanque e dirigiamos a tarde inteira.

O engraçado que eu não conseguia dirigir o carrinho. Não pelo tamanho, mas sim pela posição da direção. Como todo mundo sabe, lá no Japão a mão é "inglesa". Então todo o instrumental é o inverso do que estava acostumado no Brasil. Ao dar seta ligava o limpador de párabrisa e quando queria passar a marcha, batia a mão na maçaneta da porta. Perdi as contas de quantas "quase" batidas tive por lá.

A última lembrança que tenho dele é de apesar de ser um carro de pequeno valor e pau-pra-toda-obra, meu pai chorou escondido atrás de casa quando teve que vender pois iríamos voltar ao Brasil em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário