sábado, 6 de março de 2010

Sonhar é o primeiro passo para a concretização

Olá camaradas!

Depois de duas semanas de atraso, finalmente chegou o livro que havia comprado no Estante Virtual. Trata-se da obra “Pequeno Dicionário das Utopias da Educação” do professor português José Pacheco, editado no Brasil pela Wak

Este galego é mais conhecido como o iniciador e organizador da Escola da Ponte, em Portugal. Esta escola segue um modelo totalmente inovador, onde desde 1976 os estudantes aprendem sem salas de aula, divisão de turmas ou disciplinas. E vem dando resultados, como as melhores notas nas Avaliações externas portuguesas.

Visitando o Brasil regularmente desde 2001, José Pacheco entrou em contato com diversas outras experiências da educação, observando desde absurdos até iniciativas positivas de transformação pedagógica. O resultado disso são os livros Pequeno Dicionário das Utopias da Educação e Pequeno Dicionário de Absurdos em Educação, este pela editora Artmed.

Leiam, no mínimo, o primeiro livro. Apesar de não mostrar a receita ou caminho para solucionar os problemas da educação, serve para refletir sobre esta possibilidade.

(PS: Li o livro de 152 páginas nesta manhã em apenas três horas.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário