quarta-feira, 17 de março de 2010

PROFESSORES REALIZAM MANIFESTAÇÃO EM NOVA CIDADE-ADMINISTRATIVA DE BELO HORIZONTE

Nota da comissão pró-subsede do Sind-Ute (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais) de Caxambu e região

Ontem, dia 16 de março, professores estaduais de diversas regiões de Minas Gerais, participaram de uma manifestação em frente a Cidade-Administrativa Tancredo Neves em Belo Horizonte. Esta atividade, que contou com a presença de professores de Caxambu, fez parte da Paralisação Nacional pelo Piso Salarial do Magistério, que ocorreu em todo o Brasil, como protesto pela não implementação do Piso Salarial por Estados e municípios.

Logo no começo ficou claro o esquema de segurança montado em torno do local. Em toda a área do centro-administrativo a PM posicionou um cordão de isolamento, formado por um policial a cada dois metros, num total de quase 1000 soldados. Nesta área os policiais impediram o acesso dos professores. Além disso, a manifestação foi acompanhada de perto pela tropa de choque da policia militar e pela cavalaria, além de helicópteros que sobrevoavam o local buscando intimidar os manifestantes.

Os professores e demais servidores estaduais, com seus respectivos sindicatos (Sind-Ute, SindPublicos, etc.) realizaram suas Assembléias Gerais. No caso dos professores, fez-se o balanço do movimento em todo o Estado, onde as primeiras informações apontam que a adesão à paralisação foi de 80%, chegando à 100% em algumas regiões. Em votação os professores decidiram por um indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 8 de abril, se o governo não iniciar as negociações.

professores Ronan, Cássio, Marília, Eliane e João Carlos em frente a Cidade Administrativa Tancredo Neves)

3 comentários:

  1. Só se consegue melhorias com a Luta!Os professores sabem o qto essa profissão é gratificante qdo o aluno aprende de verdade, mas sabe tb q essa profissao só sobrevive por amor a educação.
    Apoiamos essa luta...

    ResponderExcluir
  2. O que vou relatar não tem muito haver com os temas acimas, mas acho muito importante pois, esta ocorrendo sempre e ninguém esta tendo conhecimento disso, até eu fiquei chocado quando fiquei sabendo que uma professora vinda do interior de MG que entrou na rede municipal sem ser concursada. Não sou professor e nem tenho parentes no oficio mas, não acho justo. Com posso denúnciar? Qual é o orgão que pode investigar isso?

    ResponderExcluir
  3. A professora em questão esta sendo efetivada pela prefeitura de BH. Gente não tenhop nada contra as pessoas do interior. Falo sério. Mas, ninguém pode ser previlégiado. Poxa o negócio é público. Já entrei em contato com associações, SindeUTE, APPMG etc e ninguém nem responde meus e-mails.... Parece que até eles sabem e não ligam. como disse antes não acho justo, conheço esta professora e sei que ela não fez concurso e foi ou vai ser efetivada.
    Queria saber se o Ministério público pode investigar?
    jorge.stephan.bh.mg@gmail.com

    ResponderExcluir