domingo, 23 de agosto de 2009

Finalmente Barrichello

Olá Camaradas!

Finalmente Barrichello quebra o jejum. Não que o considero um grande piloto. Isso já deixei claro em postagens passadas. Mas finalmente saiu a vitória tão esperada este ano.

Não podemos dizer que Rubinho foi fenomenal e que mostra o quanto ele é um ótimo piloto. Apenas foi uma corrida onde tudo deu certo. Os pneus contribuiram, as RBR's não estavam em seu final de semana e a McLaren ainda está ganhando velocidade. Além disso, com o Button longe de estar nos seus melhores dias, a equipe Brawn teve que jogar para Barrichello ganhar.

O bom desse domingo foi que a vitória de Rubens Barrichello foi a 100º do Brasil na Fórmula 1. Um histórico de 39 anos que marcou um período que, pelos numeros, dominamos a categoria. Gostaria de aproveitar esse momento para relembrar essas vitórias brasileiras e os heróis que a conseguiram:

O primeiro é o grande Emerson Fittipaldi. O bicampeão de 1972 e 1974 obteve a primeira vitória brasileira no Grande Prêmio dos Estados Unidos em 1970, pilotando uma Lotus 72 com as cores do cigarro Gold Leaf. Foi uma vitória inusitada, pois Emerson havia estreado na categoria há apenas quatro corridas atrás. Mas sua carreira mostrou que era um grande piloto. Sua última vitória foi no GP da Inglaterra de 1975, pilotando pela McLaren. Total de vitórias: 14. Poderia ter ganho mais, mas no ano seguinte ele embarcou numa aventura chamada Copersucar...

O segundo brasileiro a vencer foi o paulista José Carlos Pace, o saudoso Moco. Ele era um dos melhores pilotos brasileiros no final dos anos 60 e foi para a Europa seguindo os passos ainda quentes de Emerson. Foi campeão inglês de Fórmula 3 e vencedor do GP de Ímola de F2. Chegou a Fórmula 1 em 1972, mas somente quando assimou contrato com a Brabham é que teve condições de disputar a ponta. A sua primeira (e única) vitória foi justamente o GP do Brasil em Interlagos (1975). Aproveitando-se da quebra do Shadow de Jean-Pierre Jarier, Pace vence a corrida debaixo de muito calor, tendo Emerson em segundo lugar. Mas depois dessa vitória, o Moco relaxou e a equipe não conseguiu evoluir. A Brabham prometia um carro bom para o ano de 1977, mas José Carlos Pace morreu num acidente aéreo em Mairiporã. Tristeza...

O terceiro foi aquele que considero o melhor brasileiro na Fórmula 1 (por favor não briguem comigo): Nelson Piquet. O tricampeão mundial de 1981, 1983 e 1987 era um misto de gênio, piloto bom de braço e malandro. Não importa se chamam ele de ignorante e estúpedo. Ele não era diplomata nem garoto-propaganda. Era piloto.

Sua primeira vitória foi o Grande Prêmio de Long Beach (EUA) em 1980. Aliás foi a última visita de Emerson ao pódio, com um terceiro lugar. Deu-se início a uma excelente carreira. Sua última vitória foi no GP do Canadá em 1991, último ano seu na Fórmula 1. Total de vitórias: 23. Valeu Nelson! Pena que seu filho foi uma decepção...

O quarto foi o herói mundial (e do Galvão) Ayrton Senna. Tricanmpeão mundial de 1988, 1990 e 1991, o piloto paulista venceu pela primeira vez no Grande Prêmio de Portugal (Estoril) de 1985. Embaixo de chuva, Ayrton dominou a prova de ponta-a-ponta e deu início a uma carreira que iria marcar a história da Fórmula 1. Sua última vitória foi no GP da Austrália de 1993. Acabou morrendo em Ímola em 1994, ao bater seu carro na curva Tamburelo pilotando para a Williams. Total de vitórias: 41. Ayrton Senna do Brasilllllllll...

O quinto foi o GRANDE, EXCELENTE, O MELHOR, Rubinho Barrichello (rsrsrsrs). Estreou na Fórmula 1 em 1993, mas só obteve sua primeira vitória em 2000, no Grande Prêmio da Alemanha, correndo pela Ferrari. Ó eterno segundo piloto de Schumacher, mostrou esse ano também ser segundo de Button. Somando a vitória de hoje com as nove obtidas pela Scuderia Italiana, são 10 conquistas numa carreira de 16 anos na categoria. RRRuuubbbeeennnsss Barrichello...

E por último aquele que considero o único brasileiro que pode nos dar um título mundial nos próximos 20 anos (do jeito que anda nossas categorias-escola): Felipe Massa. Sua carreira foi construída aos poucos, mas desde cedo mostrou para que veio. Estreou em 2002, mas sua primeira vitória veio apenas em 2006, no Grande Prêmio da Turquia. Sua útima foi em São Paulo, no GP do Brasil de 2008. Total de vitórias: 11. Agora com uma molada na cabeça ele se transformou em herói nacional. E olha que já levei pedradas na vida! Massa é d Brasillllll...

Bom, vou me despedindo. Apesar das críticas, dos xingamentos e dos desejos para que você se aposentasse logo, valeu pela vitória hoje. Parabéns e até a próxima corrida. (PS: Você não será campeão mundial, haha!!)

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