sábado, 4 de julho de 2009

Dica de filme

Olá camaradas!!

Vasculhando a net, me deparei com uma crítica de um filme que contribuiu e muito para minha paixão pela História. É um filme Gettysburg, lançado no Brasil com o título Anjos Assassinos.

A primeira vez que vi esse filme foi em 1996. Meus pais haviam comprado a nossa primeira antena parabólica, da Elecon. Neste mesmo ano a antiga TVA SAT disponibilizou um pacote gratuito de canais por assinatura numa única frequencia (para nos encher de água na boca).

Em uma noite de final de semana, no canal TNT pego pela metade o filme Gettysburg, dublado inclusive. Gostei muito das cenas, mas como assisti apenas a metade não percebi todo o seu potencial.
Foi aí que em uma visita a uma antiga locadora, acho a fita (na verdade uma fita dupla). Não exitei e aluguei. Foram mais de três horas me deliciando com as cenas gigantescas. Acho que foi o último filme de grande porte que assisti que não usava de efeitos especiais (leia-se CGI). Fiquei maravilhado com as cenas dos tiros de canhões, mosquetes, revólveres, os uniformes de ambos os lados, as caracterizações e, acima de tudo, as formações táticas dos batalhões, brigadas, divisões e exércitos. A quantidade de figurantes era incontável.

Não sou fã da História Americana. E a Guerra da Secessão (retratada no filme) para mim foi um conflito movido por interesses da burguesia do norte e da aristocracia do sul, onde o povo pobre americano sofreu com as consequências. Mas esse foi o primeiro filme onde realmente analisei cada detalhe da reconstituição, e que me fez querer seguir esta carreira.

Este filme me marcou tanto que há três anos comprei de uma locadora falida o box do filme. E o tenho até hoje. As vezes me pego assistindo o clássico.

Aliás, há uma espécie de continuação. É o filme Deuses e Generais, escrito pelo mesmo autor de Gettysburg (Jeffrey M. Shaara). Continuação em partes. Apesar de ressuscitar personagens do primeiro e até mesmo alguns atores, o filme retrata algumas batalhas anteriores: Manassas, Fredericksburg, Chancellorsville.

Quem quiser conferir, procure em sua blockbuster ou na Fnac perto de sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário