quinta-feira, 29 de julho de 2010

Citações de Paulo Freire

Olá companheiros(as)

Gostaria de postar aqui algumas citações de Paulo Freire no livro Pedagogia da Autonomia, sobre a necessidade dos professores e trabalhadores em educação lutarem pela defesa e conquistas de direitos. É uma análise interessante, em que busca destruir uma visão fatalista de alguns colegas que encontramos em algumas escolas. Dêem uma lida:

"A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade deve ser entendida como ummomento importante de sua prática docente, enquanto práticaética. Não é algo que vem de fora da atividade docente, mas é algo que dela faz parte." (p. 74)

"Uma das formas de luta contra o desrespeito dos poderes públicos pela educação, de um lado, é a nossa recusa a transformar nossa atividade docente em puro bico, e de outro, a nossa rejeição a entendê-la e a exercê-la como prática afetiva de 'tias e tios'" (p. 75)

Gostaria de aproveitar para citar uma frase de um de meus artigos: "Ao educador, não basta ensinar no papel o que é democracia, dissertar sobre as suas maravilhas e necessidades. O mais importante é garantir a sua praticidade, ao colocá-la em ação. Ao lutar por seus direitos, os educadores dão uma verdadeira aula prática sobre participação democrática, algo que seus alunos irão aprender como lição para a vida. Sem essa prática, e ao se entregar ao fatalismo nestas horas, é ser contraditório como seu próprio repertório em sala de aula."

Um comentário:

  1. Caros companheiros !!!

    NDG (Núcleo Duro da Greve)

    Vamos rir um pouco !!!
    Afinal são 81 dias de luta.

    "Sonha e serás livre de espírito...
    luta e serás livre na vida." Che Guevara

    LEIA: o Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com/

    Parabéns a todos nós, desejo um ótimo
    final de semana.

    Cidade Administrativa MG -
    http://www.youtube.com/watch?v=ZER1OEKv1uQ&feature=related

    ResponderExcluir