Olá companheiros(as)
Gostaria de postar aqui algumas citações de Paulo Freire no livro Pedagogia da Autonomia, sobre a necessidade dos professores e trabalhadores em educação lutarem pela defesa e conquistas de direitos. É uma análise interessante, em que busca destruir uma visão fatalista de alguns colegas que encontramos em algumas escolas. Dêem uma lida:
"A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade deve ser entendida como ummomento importante de sua prática docente, enquanto práticaética. Não é algo que vem de fora da atividade docente, mas é algo que dela faz parte." (p. 74)
"Uma das formas de luta contra o desrespeito dos poderes públicos pela educação, de um lado, é a nossa recusa a transformar nossa atividade docente em puro bico, e de outro, a nossa rejeição a entendê-la e a exercê-la como prática afetiva de 'tias e tios'" (p. 75)
Gostaria de aproveitar para citar uma frase de um de meus artigos: "Ao educador, não basta ensinar no papel o que é democracia, dissertar sobre as suas maravilhas e necessidades. O mais importante é garantir a sua praticidade, ao colocá-la em ação. Ao lutar por seus direitos, os educadores dão uma verdadeira aula prática sobre participação democrática, algo que seus alunos irão aprender como lição para a vida. Sem essa prática, e ao se entregar ao fatalismo nestas horas, é ser contraditório como seu próprio repertório em sala de aula."